Assim como os humanos, os cachorros também podem desenvolver anemia. Os sintomas da anemia nos cachorros são bem parecidos com os nossos, mas nos animais pode ser mais difícil diagnosticar.
A anemia é definida pela diminuição dos conhecidos glóbulos vermelhos no sangue. Eles são os responsáveis por transportar o oxigênio pela corrente sanguínea.
As principais manifestações clínicas da doença são a palidez ou amarelamento das mucosas (icterícia), apatia, diminuição do apetite, indisposição, cansaço e urina escura.
Geralmente, os cachorros acometidos com a doença não querem brincar, passam o dia inteiro deitados, sem ânimo para fazer nada.
Os tutores devem ficar atentos aos primeiros sinais da doença, visto que o índice de cachorros que não sobrevivem à anemia é alto.
Tipos de anemias
Existem dois tipos de anemias, a hemolítica e a hemorrágica.
Na hemolítica o corpo do animal pode estar considerando suas células como invasoras e assim, passe a destruí-las, ou ainda, as hemácias estão sendo quebradas por alguma doença hereditária ou uma intoxicação, por exemplo.
Já a hemorrágica ocorre devido à acidentes ou cortes profundos, em que o animal perde muito sangue. Algumas doenças como câncer, úlcera e problemas gastrointestinais também podem provocar a anemia, pois podem fazer o corpo perder sangue aos poucos, de forma lenta.
Problemas na medula óssea, responsável pela produção do sangue, podem levar ao quadro anêmico, além de doenças renais, pois podem influenciar na quantidade de hormônio no corpo responsável pela estimulação da medula.
Os temidos carrapatos também podem ser um fator causador da anemia no seu pet.
Como diagnosticar a anemia?
A anemia é diagnosticada por meio de exames de sangue. Existem dois tipos de exames que detectar a doença o quantitativo que analisa o número de glóbulos vermelhos por litro de sangue e o qualitativo que promove um esfregaço sanguíneo para analisar a forma da hemoglobina. Neste exame, é possível identificar em que fase a proteína se encontra e se há a presença de outros tipos de células.
As fezes e urina do animal também são indicativos da saúde do seu pet. Xixi escuro pode ser sinal de doença nos rins, que pode ser consequência de um número baixo de hemoglobinas no sangue. Para melhorar o diagnóstico, vale a realização de um ultrassom abdominal.
Como prevenir a anemia?
Apesar de não existir um método específico, o combate aos carrapatos, pulgas e vermes ajudam a evitar a anemia, visto que estes parasitas se alimentam do sangue e podem transmitir doenças.
Uma alimentação balanceada, rica em ferro e vitaminas, também pode ajudar na prevenção, pois estimulam a medula.
Tratamento
Cada tipo de anemia possui um método de tratamento. Nos casos de perda sanguínea excessiva, é indicado a realização da transfusão de sangue ou mesmo uma cirurgia, quando a hemorragia é interna.
Se a doença é caudada pela presença de parasitas, é necessário eliminar o problema do animal.
Nos casos em que a anemia é provocada por problemas na medula óssea, é preciso investigar para saber o que a está acometendo. A transferência de sangue também pode ser interessante nestes casos.
Por isso, mantenha as consultas ao veterinário em dia, para que ele possa avaliar seu animal. Mantenha a higiene dele sempre em dia para evitar pulgas e carrapatos e ao primeiro sinal de indisposição, procure seu veterinário.
Por: Equipe Cavalus Comunicação
Fotos: Pixabay