Five-Panel: exame identifica doenças genéticas no Quarto de Milha e em raças relacionadas

Desde o ano passado, ABQM tornou obrigatória a apresentação do exame das cinco doenças genéticas (FIVE-PANEL), para os garanhões com coberturas após julho de 2020

Desde 2015, todos os garanhões registrados na American Quarter Horse Association – AQHA, devem, obrigatoriamente, ser testados para as cinco doenças, ou Five-Panel. Seguindo o mesmo passo da entidade americana, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, em 2020, tornou obrigatória a apresentação desse exame para garanhões com coberturas após 01/07/2020.

Five-Panel

Mas o que é o Five-Panel e qual a importância desse exame? De acordo com Natalie Lekevicius Costardi, biomédica e Diretora Técnica do Laboratório Allele, o Five-Panel é um exame para equinos que pode detectar mutações genéticas que podem causar cinco tipos de doenças, que são frequentemente encontradas em cavalos Quarto de Milha.

“A detecção dessas doenças podem auxiliar o criador em cruzamentos futuros a fim de evitar o cruzamento de animais que podem gerar um produto afetado por alguma dessas enfermidades”, comenta.

Então, as doenças presentes neste painel são: Deficiência de enzima de ramificação de glicogênio (GBED); Astenia Dérmica Regional Hereditária Equina (HERDA); Paralisia Periódica Hipercalêmica (HYPP); Miopatia de armazenamento de polissacarídeo (PSSM1) e Hipertermia Maligna (MH).

A biomédica ainda explica que o exame pode ser feito junto com a verificação de parentesco antes mesmo do registro do animal. “Apesar disso, o exame pode ser feito a qualquer momento da vida do animal”.

Vale frisar ainda que a parceria do laboratório, com a ABQM, permite uma maior comodidade para associados da entidade que são clientes da Allele.

Por fim, Natalie ressalta sobre a entrega do exame, que tem um prazo de 45 dias, podendo ficar pronto antes do tempo. “O laboratório Allele garante resultados rápidos com atendimento humanizado e os melhores preços do mercado”, finaliza.

Saiba mais em www.allele.com.br | Siga nas redes sociais @allellebiotecnologia

Crédito da imagem: Banco de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *