Parceria entre Allele e ARCO contribui na agilidade para os associados

Mercado da ovinocultura segue em crescimento, com isso, exames de qualidade com rapidez se tornam essenciais para o criador

A história da ovinocultura no Brasil é longa, ela vem desde a chegada dos primeiros exploradores europeus. Contudo, apesar de sermos um país com um foco maior em carnes bovinas, suínas e aves, o Brasil vem, no decorrer dos anos, sofrendo alterações no gosto de consumo.

Mas, não é só para consumo alimentar que o mercado de ovinos trabalha. As ovelhas contribuem na produção de lã, couro, leite e outros derivados. De acordo com dados, de 2019, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Nordeste é a região responsável por quase dois terços do rebanho brasileiro.

Esses dados apontam ainda que o rebanho dos noves estados nordestinos subiu de 7,7 milhões para 9 milhões. As outras regiões, entretanto, apresentaram baixa no total de animais. Mesmo com a pequena queda no rebanho ovino, o número de estabelecimentos voltados à criação desses animais cresceu 20% (de 438,6 mil em 2006 para 526,2 mil no ano de 2018).

Parceria Allele e ARCO

Visando a importância desse mercado e o crescimento de criadores, a Allele firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO. Essa parceria contribui, diretamente, a agilidade de entrega de exames para os criadores, levando em consideração que a falta de laboratórios credenciados pelo MAPA, afetava, diretamente, no prazo de exames de parentescos, já que apenas um laboratório era credenciado.

“Foi muito importante essa nossa parceria, estamos tendo um retorno muito bom da Allele. Os criadores, associados, estão conseguindo colocar o laudo dos seus animais em dia, agilizando o registro genealógico. Então, é uma parceria que tem tudo para dar certo, estamos colhendo bons frutos, porque estamos tendo bons resultados em um curto período de tempo”, comenta Magali Moura, suplente de Superintendente do Registro Genealógico.

Vale frisar que o laboratório é credenciado pelo MAPA. E, além do exame de verificação de parentesco, a Allele oferece também a genotipagem. A Diretora de Marketing e Negócios da Allele, Selly Sayed, destaca que o laboratório já vem atuando com bastante proximidade da associação e reforça o crescimento do mercado de ovinos.

“É um mercado extremamente promissor, que cresce anualmente! Sabemos que a tendência é sempre de crescimento uma vez que o produto do ovino é muito desejado aqui e internacionalmente. Temos muito orgulho de fazer parte da ovinocultura nacional. Queremos ser um parceiro do desenvolvimento genético deste ramo”, finaliza.

Saiba mais em www.allele.com.br | Siga nas redes sociais @allellebiotecnologia

Crédito da imagem: Banco de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *